No sábado, 30/4, cavaleiros do Brasil computaram excelentes resultados no Concurso de Salto Internacional 3* de Maubeuge, na França. Na disputa, a 1.40 metro, deu dobradinha verde amarela. Caio Carvalho Filho e Sun Flower du Theil, conjunto que vem de vitórias e importantes classificações no Circuito del Sol 2016, foi o 1º colocado, sem faltas, em 60s73. Em 2º lugar aparece o sempre competitivo jovem talento João Victor Castro apresentando Hilde, pista limpa, 61s63.
Caio Carvalho Fº com Sun Flower du Theil devidamente premiado
Na principal prova do dia, a 1.50 metro, mais um representante da nova geração do hipismo brasileiro André Reichmann com Elle de Laubry garantiu o 2º posto, sem faltas, em 66s90. Enquanto a vitória ficou com o francês Julien Epaillard montando Cristallo, pista limpa, 66s07. O brasileiro Felipe Amaral também zerou com Babalou Amor, em 71s47, fechando na 7ª colocação.
Nesse domingo, 1/5, a principal disputa é o GP, a 1.60 metro, com participação de quatro brasileiros: Stephan Barcha com Landpeter do Feroleto, 3º a 1.50 metro em 29/4, João Victor Castro Aguiar montando Quentin PJ e Felipe Amaral no dorso de Premiere Carthoes e o cavaleiro olimpico e medalhista pan-americano Pedro Veniss montando Rissoa D´AG Margot.
Stephan Barcha e Landpeter do Feroleto emplacam em 4º lugar a 1.60 metro na França
Na final do Concurso Internacional de Salto 3* de Maubeuge, na França, Stephan Barcha garantiu mais um importante resultado pelas cores do Brasil. Montando seu Landpeter do Feroleto, cavalo de criação nacional e ilustre filho de Landritter, Stephan fechou a primeira volta do GP, a 1.60 metro, com somente um ponto por excesso de tempo - um resultado que lhe garantiu o 4º posto na classificação geral.
Apenas três dos 50 conjuntos na primeira passagem habilitaram-se ao desempate. A vitória ficou com o francês Harold Boisset com Quolita Z, sem faltas, 42s14. Também pelas cores da casa Nicolas Deseuzes com Quilane de Lezaux foi vice, 43s19. Após cometer falta a francesa Alexandra Francart com Quelstar du Vic Bilh desistiu do desempate garantindo o 3º posto.
Stephan Barcha ao lado de seu treinador Nelson Pessoa, o Neco, ícone máximo do hipismo brasileiro, na cerimônia de premiação na sexta-feira, 29/4, quando o conjunto foi 3º a 1.50 metro
"Somente dois conjuntos fecharam com 1 ponto na 1ª passagem. Fiquei a 40 centésimos do tempo limite. Estou satisfeito. O Landpeter saltou muito bem", observou Stephan, que também fez uma menção especial especial em seu instagram. "Ninguém faz nada sozinho, juntos somos mais fortes! !#timeforte #nelsonpessoa #vamosemfrente... #foco #landpeter " escreveu Stephan, agradecendo em especial a seu treinador Nelson Pessoa, o Neco. Agora o cavaleiro se prepara para o CSIO5* de La Baule que também contará com os brasileiros Doda Miranda, Marlon Zanoteilli, Felipe Amaral, Fabio Leivas e Mario Appel.
Outros dois brasileiros integrantes do Time Brasil no Pan 2015 também tiveram boa atuação: Pedro Veniss com Rissoa D´AG Bois Margot e Felipe Amaral com Premier Carthoes BZ, ambos com 5 pontos perdidos na 1ª passagem.